Chia Pudding


Quando eu posto fotos de comida no Instagram sempre recebo uma avalanche de pedidos para eu postar a receita. Por isso, resolvi incluir algumas receitinhas que eu gosto por aqui.

Como tenho uma rotina corrida, vou colocar opções que eu costumo fazer em casa porque são práticas, fáceis e deliciosas...

Antes de ir para a receita, gosto de destacar que o Pudim de Chia não possui aquela textura tradicional do pudim de leite que conhecemos, ok? Mas nem por isso ele deixa de ser gostoso, pelo contrário, é uma delícia!



A chia é uma semente bem legal de se consumir, pois ela quando entra em contato com a água, ela cria um gel em volta dela e por isso é utilizada em muitas receitas para dar textura (inclusive substitui a clara de ovo em receitas veganas) e, ainda, sem adicionar sabor, pois ela tem um sabor neutro.

Rica em fibras, além de auxiliar no trânsito intestinal, ela ajuda na saciedade e na carga glicêmica da refeição. Tudo de bom, né?

Ingredientes necessários para o pudim:

1) Sementes de Chia

2) Algum Líquido

Os líquidos podem ser os de sua preferência: leite de vaca, iogurte, leite vegetal ou suco de frutas.

Quanto mais cremoso e espesso, mais fácil de distribuir a hidratação por igual: por exemplo, eu gosto de fazer com leite e cacau, mas como a mistura fica bem liquida, após uns 30 minutos eu tenho que misturar tudo se não o pudim fica separado assim:

Com o iogurte e o leite de coco, por serem mais espessos, é só misturar uma vez e colocar direto na geladeira.

Toppings:

Para deixar ainda mais saboroso o seu pudim, intercalar com texturas e sabores variados faz toda diferença: frutas, geleias, mousse de frutas, nibs de cacau, granola, nuts, enfim... o céu é o limite... rs! Ainda, se quiser aumentar o teor proteico da receita é só adicionar no líquido a proteína em pó ou leite em pó.


Dicas de ouro:

1) se você achar o gosto do leite de coco industrializado muito forte, dilua um pouco com leite normal ou vegetal;

2) se ficar sem graça somente com o leite, experimente adicionar gotas de extrato de baunilha;

3) bata o leite com alguma fruta antes de misturar com a chia, fica uma delícia e com uma cor linda;

4) se você utilizar um leite mais ralo, pode adicionar biomassa de banana verde;

5) se adicionar a proteína em pó e ficar muito grosso, pode adicionar água ou mais leite; e

6) disponha de carinho na hora da apresentação: ingredientes intercalados, frutas na parede do recipiente, tudo isso deixa o alimento mais atrativo (e você pode fazer isso antes ou depois de ter deixado o pudim “descansando” na geladeira).



E a proporção?

Normalmente para 1 xícara (chá) de líquido eu uso 2 colheres (sopa) de sementes de chia.

Depois é só misturar todos os ingredientes e deixar descansando na geladeira durante a noite ou por, no mínimo, 6 horas.


Gostou? Depois que fizer, me marque na receita e me conte o que achou... Vou adorar ver a sua versão do Pudim de Chia!

Ah... e todas as receitas vou começar a marcar com #receitasaph para facilitar você encontrar os Posts!

55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo