Como são os atendimentos online?


Devido a necessidade da prestação de assistência nutricional pelos nutricionistas e do isolamento social exigido como medida preventiva ao coronavírus, o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) liberou o atendimento online desde o dia 18 de março de 2020 (Resolução CFN nº 646) até o dia 28 de fevereiro de 2021.

Antes da pandemia, a primeira consulta deveria ser obrigatoriamente presencial para avaliação e diagnóstico nutricional, enquanto as orientações nutricionais e os acompanhamentos poderiam ser realizados de forma não presencial.

Neste ponto você pode estar se perguntando? “mas se não podia antes, quer dizer que o atendimento online não é bom, certo? Ou seja, o nutricionista não consegue me ajudar a distância.”

Errado! Claro que a avaliação de composição corporal e a avaliação de alguns sinais clínicos não podem ser realizados e observados no atendimento online da mesma forma que no atendimento presencial. Entretanto, a qualidade do atendimento não é prejudicada por isso.

Saber o quanto de gordura ou massa muscular você tem no corpo é uma pequena parte do atendimento e isso não isenta os resultados pela ausência de aferição dessas medidas:

- Se você deseja melhorar seu desempenho esportivo é importante saber que não existe um número mágico de percentual de gordura que você precisa atingir para garantir alta performance. Por isso, não espere o fim da pandemia para procurar o acompanhamento de um profissional; e

- Se você deseja melhorar a sua saúde ou estética esse número mágico também é ilusório. Se estamos falando de resultados à longo prazo e duradouros, as mudanças devem ser graduais e sustentadas. Não encare o acompanhamento com o nutricionista como algo restrito e controlador. Pelo contrário, estamos aqui como facilitadores para vocês atingirem seus objetivos com saúde e leveza! (se quiser saber mais sobre o acompanhamento diário de peso, clique aqui).

Os atendimentos online são muito semelhantes aos presenciais: é realizada uma avaliação completa do seu histórico de vida, saúde, treinos (se aplicável) e alimentação (e tudo isso no conforto de casa! Ou do escritório... rs!). Enquanto a avaliação física é realizada com informações referidas e imagens, o planejamento alimentar é traçado exatamente igual ao presencial: totalmente personalizado e em conjunto com quem é atendido.

Tanto os atendimentos presenciais quanto os online têm suas vantagens e desvantagens. O mais importante é saber que o cuidado e a atenção serão os mesmos em ambos os atendimentos. Caso possua alguma dúvida em relação aos atendimentos, clique aqui e entre em contato para os esclarecimentos.


Referências:

https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2020/03/Resol-CFN-646-codigo-etica.pdf

https://www.cfn.org.br/index.php/noticias/cfn-vai-prorrogar-o-prazo-para-realizacao-de-atendimento-online/

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo