top of page

Dicas de Nutricionista para Emagrecer #1

Atualizado: 24 de ago. de 2020

Atualmente vivemos em uma época com muito conteúdo disponível, com diversos influenciadores que replicam informações de nutrição, o que acaba deixando muitas pessoas com ainda mais dúvidas sobre a alimentação: afinal, o que pode e o que não pode comer?

Para fazer jus ao título do Post, vou iniciar uma série de dicas valiosas para quem quer emagrecer.

DICA #1 - Cuidado com as informações genéricas.




Duvido que você nunca tenha escutado: “quer emagrecer? Coma saudável!”. Neste ponto, devemos refletir o que é comer saudável para você: seria comer salada? Aí lá vem mais uma informação genérica: “coma salada”. Não estou dizendo que você não tenha que comer salada, pelo contrário, para emagrecer é muito importante você ter na sua rotina alimentar a presença de frutas, verduras e legumes. Entretanto, para quem não tem o hábito de comer esses alimentos, não é tão simples assim.

O ato de comer implica em gostar ou não do alimento, de como nos relacionamos com ele, das nossas memórias afetivas e da dinâmica de preparo, ou seja, quem não come determinado alimento, tem um motivo. Para aqueles que não conseguem executar a orientação de comer salada, independente do motivo, isso pode ser frustrante.

Os hábitos e as preferências alimentares são diferentes entre as pessoas, assim como a rotina e a realidade de cada um. Por isso, não se sinta mal por não conseguir executar orientações genéricas como “coma saudável”, “coma salada” etc.

Para ficar bem claro: isso não tem a ver com “força de vontade” ou o famoso “foco, força e fé”. Apesar de ser batida a frase “o que funciona para o seu amigo não funciona para você”, ela quase sempre se aplica na nutrição. Procure um nutricionista para te auxiliar nessa jornada, pois um profissional pode identificar o que realmente vai funcionar para você. É importante sempre ter em mente que não devemos reduzir a nossa alimentação com o foco apenas no “o que” comemos de forma isolada, sem considerar o “como” comemos (afinal, isto é justamente o que vai nos levar aos nossos hábitos alimentares e o que comemos todos os dias!).

Leitura Indicada:

Livro “A Dieta Ideal”, por Desire Coelho e Marcio Atalla.

Livro “Nutrição Comportamental”, por Marle Alvarenga, Manoela Figueiredo, Fernanda Timerman e Cynthia Antonaccio.

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page